Meu nome é Elysandra Figueredo (ou simplesmente Lys), nasci na cidade de Santos, litoral paulista, aonde vivi até ingressar na faculdade de Física da Universidade Estadual Paulista na cidade de Guaratinguetá. Desde esse dia, para Santos só voltei de visita, mas guardo essa cidade no coração e o sonho de voltar a morar depois de minha aposentadoria.

Formada em Física decidi seguir a carreira de Astrônoma durante um estágio que fiz no Instituto de Astrofisica das Ilhas Canárias – Espanha. Após esse estágio cursei mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, defendendo tese na área de formação de estrelas de alta massa. Meus trabalhos são geralmente publicados em revistas cientificas internacionais especializadas. Para os curiosos, nesse link aqui verás minhas publicações científicas, alguns com destaque na imprensa nacional, e nesse outro link verás meu CV lattes.

Morei na cidade de La Serena no Chile por um período de dois anos onde trabalhei no Cerro Tololo Interamerican Observatório e no telescópio brasileiro SOAR. Durante esse período terminei de escrever minha tese de doutorado que defendi no Departamento de Astronomia da USP em dezembro de 2005. Após esse período mudei para a Inglaterra para trabalhar como pesquisadora na The Open University vinculada à colaboração Inglaterra-Japão do telescopio espacial Akari. Após três anos vivendo entre Inglaterra e Japão voltei definitivamente para o Brasil, mais especificamente para São Paulo, de onde não tenho inteção de sair mais.

Existencialista, feminista, casada com o também astrônomo Eduardo Cypriano, e ainda sem filhos, sou apaixonada por literatura, música, arte, culinária, jardinagem, viagens, campismo e esportes ao ar livre. Acredito realmente que com muito trabalho e educação construiremos um país melhor. Estou de volta para fazer minha parte, seja ensinando, seja aprendendo, seja pesquisando para ajudar, junto com todos os excelentes pesquisadores de nosso país, a colocar e manter o Brasil na fronteira do conhecimento.

Mantenho o blog Universo Desconexo que tem por objetivo principal o ensino de astronomia (e não a divulgação veja bem… ensino e divulgação são coisas distintas)  assim como mostrar o dia a dia na vida de uma professora, pesquisadora na área de ciências exatas, mulher, dona de casa, enfim… a história de mais uma mulher, dentre as várias mulheres desse nosso país, tentando driblar as múltiplas jornadas e construir um mundo melhor para nossos filhos.

Quer saber mais ? Então visite o meu Universo Desconexo.