Casa onde foi escrito "O Idiota", em Florença

Casa onde foi escrito "O Idiota", em Florença

Como a leitura de O Idiota ainda é muito inicial e fica difícil destacar impressões mais aprofundadas, busquei um pouco mais de informações sobre o livro que eu não conhecia. Pois bem ele foi escrito no espantoso intervalo de 4 meses, em Florença entre 1867 e 1868, báh e o livro tem 681 páginas (na minha edição de 2002). É conhecido também que Dostoiévski se inspirou em Dom Quixote, de Cervantes para compor o Príncipe Míchkin e também nele próprio como o Lino já citou.

O que mais me chamou a atenção neste início de leitura foi a narrativa, que a mim parece frenética e desconcertante, a cada momento percebo que as personagens são a personificação de uma idéia e interagem em situações descontroladas sempre a um passo da tragédia. Estas são as minhas primeiras impressões e por ora é uma leitura muito interessante, vamos ver como o progresso da leitura esta estrutura complexa e interessante se mantém até o final.