aezgjylcanfod0tca8x9kpica78lug8cau0k09ccan5g5lxca2b1j9icaym68bfcay275u7ca13jusgca9brnckcae7t6pyca4quesucajqb6zvcag25483cam1iqu7cap5ubevca89fj5mJá fui criança como todo mundo e, também como todo mundo, gostava de brincar de mocinho e bandido. Xerife (o tal detetive durão, tipo sem caráter, cínico e quase à margem da lei) e bandido. Era assim que a gente chamava – acho que a garotada ainda chama hoje – o herói dos filmes western ou policiais e detetives. E eles eram produzidos em profusão.
Mas quando conseguia convencer meu pai ou minha avó a me dar um revólver novo – de brincadeira, claro – fazia questão de “olhar bem” e perguntar se ele era o “revólver de mocinho”. Ou de xerife. Vocês talvez não tenham ainda prestado atenção, mas esse é o revólver que só fica sem balas quando o mocinho se esconde atrás da pedra. Ou o xerife (detetive durão, se preferirem) sai do raio de ação do bandido. Essa receita é antiga. E dá certo!
Ainda estou começando a ler O Falcão Maltês. Mas já vi o filme, como tive a oportunidade de dizer. Não vou contrariar a todos os que o consideram uma das obras primas do gênero. É. Mas segue a receita e é justamente essa receita que o torna tão procurado, tão pesquisado e discutido, mesmo tantos anos depois de o livro ter sido escrito e os filmes, rodados (sim, porque não foi apenas um). Nos grandes filmes, ou o mocinho ganha no fim ou o “bem” triunfa. Senão não teria graça.
Samuel Space é o estereótipo do detetive durão, cínico, transgressor, por obra e graça da genialidade de Humphrey Bogart. E também pelo fato de ele ter feito o filme respeitando muito o espírito da obra escrita por Dashiell Hammett. Considerado o primeiro livro e filme noir da história do cinema policial, ele se revela grandioso por um atributo que poucos gostam de confessar sendo dele, pois assim pareceria muito simples: é extremamente realista.
Justamente por isso o livro é bem escrito e tem leitura fácil. Ao autor interessava ser claro como a água para que todos os leitores entendessem a história, já que ela tem o dom de poder estar em qualquer mão. Um romance noir para iniciantes, amantes e literatos. Todos se dão bem com ele.
E isso em uma história que teria tudo para ser banal: um detetive contratado por uma mulher misteriosa, que está envolvida com um homem misterioso e procurando por uma imagem de um falcão valiosíssimo, todo recheado de preciosidades. Mas a mulher mentia. Por quê? Mas o parceiro de Space é assassinado. Por quê? Da criação dos enigmas nasce o filme. Perdão, o livro. É que ainda não cheguei muito distante nele.