Não vou falar do Machado de Assis… não preciso!!!! Acho que todos já leram algo dele, todos conhecem algo… e espero que pelo menos nesse ano de centenário esteja sendo feito no Brasil algum tipo de promoção da sua vida e sua obra.

Bom, o livro desse mês é O Alienista… e como já terminei de ler, vou dar aqui as minhas impressões gerais sobre ele.

Já falei na semana passada que o livro é delicioso de ler. Um humor simples mas no ponto certo que faz com que você, no meio da leitura, abra um sorriso, se identificando com ele.
Foi classificado como conto.. mas é um “grande conto” vamos falar assim… é uma estória sobre a sociedade e se passa em uma pequena cidade no Brasil do final do século 19.

Nessa cidade, um médico decide estudar as doenças da mente, para isso ele recolhe os loucos de lá para serem tratados em sua “clínica”… o que acontece é que em certo ponto ele não consegue mais encontrar o limite entre sadios e loucos.
A narrativa passa por coisas comuns de convivência em um grupo, como fofocas ou jogos de poder, e mostra que todos temos um pouco de louco e de são.

Como já foi comentado aqui, o texto é bastante atual… explorou características normais do ser humano… coisa que fazíamos ontem, fazemos hoje, e com certeza continuaremos fazendo no futuro.

Se você acompanha aqui o clube e ainda não começou a ler junto conosco, tái uma boa hora para começar.🙂

Boa leitura pra vocês