Dessa vez foi a vez de nosso companheiro de leitura Alvaro escolher o proximo tema de discussao aqui no Clube do Livro. O tema proposto foi o 2º Centenario da vinda para o Brasil da Corte Portuguesa. Como de costume, tres livros foram colocados em votacao (veja esse link aqui) e o escolhido foi o livro O Chalaca de Jose Roberto Torero.

Nas suas 228 paginas, forjando os diarios de Chalaca, secretario particular de Dom Pedro I, o autor compos uma obra literaria reveladora e picaresca (segundo o site Submarino).

Sinopse Completa:
O romance contém as supostas memórias do conselheiro Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, fiel secretário particular de D. Pedro I, personagem que viveu os mais importantes fatos do nascente Império brasileiro. Torero recria brilhantemente – e com humor implacável – a vida deste que teria sido um dos mais importantes auxiliares de Pedro I, não só na política, como em seu dia-a-dia – era sua atribuição, por exemplo, intermediar os encontros do Imperador com as filhas de Eva.

Sobre o autor: TORERO, JOSE ROBERTO
José Roberto Torero é autor de “O Chalaça” que ganhou o Jabuti 1995 de melhor romance , “Uma História de Futebol”, prêmio de altamente recomendável pela FNLIJ e de vários outros títulos como “Terra papagalli” e “Xadrez Truco e outras Guerras” – coleção Plenos Pecados. Em cinema, dirigiu e escreveu curtas-metragens – entre eles, o premiado “Amor” – e trabalhou como roteirista nos longas “A Felicidade É” e “Pequeno Dicionário Amoroso”.

Fonte: livraria cultura.

Apenas uma curiosidade: O autor eh Santista (como aquela que vos fala 🙂 ) e possui dois blogs: Blog do Torero e Blog do Lele (seu sobrinho ficticio).

E enquanto compramos e lemos o novo livro, ainda temos mais duas semaninhas de Doris Lessing por aqui.

Anúncios