Quando li o post muito legal que o Lino escreveu, ha duas semanas atras, com o titulo: As mulheres como Objeto, imediatamente lembrei de uma questao que me eh recorrente. Calma gente… nao eh nada sobre o movimento feminista dessa vez
Apenas uma contestacao historica interessante do papel da mulher no inicio dos tempos aqui na nossa amada terra chamada Brasil. Uma coisa que Lino apontou muito bem foi a permissividade sexual bastante destacada pelo autor no livro que, mesmo sendo o livro uma obra de ficao historica, este fato esta realmente bastante conectado a realidade.
Acredito que essa facilidade e naturalidade na hora de fazer sexo, entre os membros da corte, essa permissividade sexual diante dos olhos do rei e da santa igreja, eh apenas um reflexo do que era estimulado no Brasil, trezentos anos antes da chegada da corte portuguesa ao Brasil.
![]()
Portugal nao tinha populacao suficiente para colonizar o Brasil, portante a colonizacao do nosso pais foi barbara em varios sentidos e o papel nas mulheres nessa epoca foi o de gerar filhos, afinal, a forma mais economica e pacifica de colonizar um pais de proporcoes como o Brasil eh botar filho no mundo. No Brasil tudo era permitido e o corpo moreno de nossas indias, os tracos selvagens, a ingenuidade da natureza, misturado com o calor fervilhando os hormonios de nossos desbravadores portugueses, as indias foram as vitimas prioritarias. E como nao se entregar ao prazer em tal pais selvagem onde ninguem eh de ninguem ? Onde nao existem nem leis e nem regras ? Estavam todos no Brasil nao eh mesmo ? Aonde a moralidade nao existia e tao pouco era estimulada.

Mas Portugal sabia muito bem o que rolava aqui ao sul do equador. Tanto que alguns anos mais tarde, preocupados com os inumeros filhos nascidos dessa relacao pecaminosa entre indias e portugueses, o rei de Portugal resolveu botar ordem no barraco e enviar orfans portuguesas para serem devoradas pelos ate entao brutamontes “apaixonados” por indias. E ai entra a ingreja tentando purificar os pobres infelizes seduzidos pelas tais indias ignorantes e impuras. Essa historia das orfans vai alem de barbara e chega a ser criminosa. Um filme que retratou bem essa epoca da colonizacao e que nao sai da minha cabeca eh o Desmundo, dirigido por Alain Fresnot. Quem ainda nao viu nao pense duas vezes em pegar na locadora pois eh exemplar ! Leia um texto interessante e que completa esse post na Revista de Cinema sobre o filme.
A moralidade que veio do lado de cima do equador foi entao a de que os colonizadores nao deviam fazer sexo com as indias e sim com as orfans. Valia tambem fazer sexo com a mae, as filhas, enfim… qualquer relacao incestuosa abaixo da linha do equador nao seria considerada na hora de entrar para o paraiso e a igreja faria vista grossa ao caso. O importante era ter filhos e de preferencia sem misturas.
E assim seguiu a historia do Brasil… aonde a atividade sexual era absolutamente estimulada e permitida por todos la de cima do equador.
Foram-se os tempos, a corte portuguesa veio ao Brasil uns 300 anos apos essa barbarie toda, mesmo porque antes disso o Brasil era apenas deposito de bandidos e aventureiros. Mas as historias e contos atravessaram o oceano e de la, considerando as leguas de distancia, tudo parecia bem mais romantico, glamuroso e excitante. As indias foram pintadas como deusas com peles da cor de manga madura. E a fama dessas mulheres selvagens em uma Terra aonde a moral nao fazia o menor sentido atravessou os sete mares e historias e mais historias foram escritas e contadas. Alguns causos fortalecendo essa imagem glamurosa de nossas indias foram contados de forma maestra muitos anos apos a colonizacao, como na belissima obra Iracema escrita por Jose de Alencar. Certamente todo esse glamour misturado com o calor tropical novamente mexeu com os hormonios dos portugueses.
Mas nao precisamos mais nos preocupar com isso, afinal a igreja catolica veio junto com a corte para colocar a moral e os bons costumes em alta novamente e esfriar os hormonios da portuguesada toda. Demorou um pouco, mas no final eles conseguiram reverter o nosso pais para o que vemos hoje em dia. Aonde a liberdade sexual esta a leguas atras dos paises europeus. Aonde fazer topless na praia so eh permitido para sair na capa da revista, aonde fazer sexo com o namorado na primeira noite eh coisa de puta e aonde “dormir” com o namorado na casa dos pais eh algo apenas para os pais mais “muderninhos”.
A questao que acho interessante eh que mesmo depois de tantos anos, tem gente aqui na europa, esses mesmos que sao tao mais permissivos sexualmente que nos hoje em dia, que ainda acham que encontrarao a Iracema andando nua nas praias brasileiras… nao acredita eh ? As imagens vendidas pelo Brasil nao ajudam muito com o contrario. O fato eh que de alguma forma, nos brasileiros nos orgulhamos das consequencias desse nosso passado infame.
Mas assim eh a vida… enquanto houver Jose de Alencar e as inumeras beldades imersas nesse paraiso de belezas naturais e tropicais de nosso pais, nossa fama de mulheres maravilhosas e glamurosas esta garantidissima
. Nao acho ruim de forma alguma ser visto pelo mundo afora como pessoas bem resolvidas sexualmente…. entendam que meu comentario nao eh nem preconceituoso e muito menos moralista. Apenas estou tentando entender o porque dessa fama ja que nos brasileiras, em media, lideramos o grupo das mais caretinhas sexualmente falando.
E para terminar, fiquem com a musiquinha do Chico Buarque que deu nome ao post de hoje e que cai super bem para a ocasiao !
Ah ! O Chalaca ? Apenas mais uma vitima desse sistema
. E voce acha que nosso protagonista nao ia se aproveitar da situacao e se juntar aos demais ?
Um excelente domingo para todos voces !!!!
Lys



6 comments
Comments feed for this article
Junho 1, 2008 às 1:31 pm
danipontes
Lys, realmente nossas indias eram devassas q levvam todos os pobres portugueses pro mau caminho!!! Ainda bem q a Igreja veio pra “melhorar” a coisa!! rs
Adorei o post!! Fica mais facil de entender pq ate hj acham q nosso pais eh composto de mulheres faceis!! (isso sem entrar na questao da propaganda sexual promovida pelo governo ne?!!?)
Bom domingo!!
Beijos
Junho 2, 2008 às 4:46 pm
Blog do Lino
Lys:
Acho que tem um pouco a ver com o fato de os índios, habitantes originais brasileiros, não terem esta inibição para o sexo, considerado uma coisa natural – o que, realmente, é.
Mas acho, também, que há muito mais imagem de permissividade do que ela, em si. O brasileiro de um modo geral é conservador. Daí, de certa forma, termos uma falsa imagem de que tudo é permitido.
Junho 3, 2008 às 12:35 am
danipontes
Concordo com vc Lino!! Ate hj temos uma imagem mto permissiva… como se o brasileiro estivesse sempre pronto pra tudo, disposto a qq parada!!! Mas na vida real nao eh bem assim…
Beijos
Junho 3, 2008 às 5:26 pm
ethel scliar
Como sempre, os posts fazem o tico e o teco funcionar e briar dentro da cachola… Sem dúvida alguma, o apelo da liberalidade sexual estimulava os colonizadores nos primordios do descobrimento. Acabei de fazer um roteiro para um documentario sobre o Caboto, que navegou pelo sul do Brasil logo após o descobrimento. Li uma montanha de relatos, diários, éditos, etc e sempre estava lá a promessa de mulheres e fartura. Os que aqui ficaram – por naufragio, por fuga ou por que foram expulsos – também deixaram seus relatos e prole. Agora, por outro lado, sim, acho que o Lino tem razão: há uma diferença entre imagem e realidade. O carnaval, que concentra em uma semana o que, para mim, nada mais é do que esta repressão da sexualidade contida, é disseminado mundo afora como o dia-a-dia brasileiro… Mas sei lá se dá para generalizar, se existe algum povo com a sexualidade mais bem resolvida. Expatriados, manifestem-se! Eu já ía falar o que acho, mas vão começar a dizer que esta vovó aqui é uma devassa… kkkk
Junho 3, 2008 às 5:49 pm
Lys
Sem sombra de duvidas concordo com o Lino, quando ele diz que ha muito mais imagem de permissividade do que ela, em si. Eh o que quiz dizer quando lideramos o grupo das mais caretinhas
. Mais especificamente, toda essa permissividade eh pura pose. Infelizmente, no meu ponto de vista, pois eu, tambem concordo com o Lino quando ele diz que o sexo eh uma coisa natural.
Scliar, aqui na Europa sexo nao eh um tabu como no Brasil. No entanto, nos Estados Unidos acho que a coisa eh ainda pior do que no Brasil. Acho os franceses um povo bem mais resolvido do que nos nesse quesito, mas obviamente, isso depende de uma serie de coisas tal como a educacao, o grupo social, os amigos, a familia, enfim… mais uma vez entramos para o ramos das complexidades.
bjs
Lys
Junho 3, 2008 às 7:29 pm
Marcelo
Lys, coloquei um comentário enorme aqui, e, na hora de copiar, ele apagou por que não tinha posto meu nome.. Chato, mas enfim… Depois me diz onde eu vou pra votar no livro, por favor.
E depois, eu coloco outro comentário com mais calma, quando der. Agora vou fazer certo, pra não dar erro.
Beijão